Tomografia computadorizada

Agilidade, segurança e precisão em cada diagnóstico.

O Hospital Veterinário CliniCare é o único estabelecimento veterinário na cidade de Bauru, e um dos primeiros da região, que conta com o moderno exame de Tomografia Computadorizada, cuja avançada tecnologia permite explorar interior do corpo dos pacientes com alta precisão, de uma forma não invasiva, detectando alterações de forma precisa e precoce. O aparelho gera resultados em curto espaço de tempo e com alta definição, graças aos cortes milimétricos que formam as imagens que criam a qualidade 3D.

Como funciona

A tomografia computadorizada é um exame radiológico que utiliza o mesmo tipo de tecnologia que o raio X, que é utilizado já há muito tempo no diagnóstico de inúmeros problemas de saúde em seres humanos e animais. O aparelho faz diversas imagens milimétricas do segmento a ser avaliado do paciente, em diversos ângulos. As imagens obtidas são reconstruídas em um programa computador específico, sendo sobrepostas e criando uma só reprodução em dimensões diversas, e dessa forma é possível observar o interior do corpo de maneira não invasiva e com muitos detalhes importantes, seja para planejamento cirúrgico, acompanhamento ou conclusão de diagnóstico. 

Anestesia 

Esse exame necessita obrigatoriamente de que o paciente esteja anestesiado durante o processo, pois qualquer movimentação durante o andamento do exame pode comprometer as imagens e o diagnóstico final, mas a tecnologia permite que os exames sejam realizados com protocolos anestésicos individualizadas e de curta duração, importante para pacientes com saúde instável. São necessários alguns exames pré-anestésicos indispensáveis para a realização da tomografia com segurança. 

O paciente é acompanhado durante 100% do tempo pelo anestesista até o final do procedimento, mas somente é liberado após os efeitos anestésicos passarem. 

Indicações para o exame 

Existem inúmeras indicações para a realização do exame de Tomografia Computadorizada no Hospital Veterinário CliniCare, principalmente nas regiões de difícil visualização ao exame de raios-X ou onde exista muita sobreposição de estruturas. Seguem algumas das indicações mais comuns:

Crânio: diagnóstico de tumores intra e extra cerebrais, pesquisa de alterações nas regiões retrobulbares, seios nasais, parênquima cerebral, região oftálmica, fraturas, condutos auditivos, além de avaliação de cavidade oral. 

Coluna: diagnóstico de hérnia de disco, neoplasias na coluna, espondilomielopatia cervical, discoespondilite, fraturas da coluna, luxações,

espondilose deformante, planejamento cirúrgico.

Tórax: avaliação do parênquima pulmonar, pesquisa de alterações em mediastino, nódulos e metástases pulmonares, avaliação da cadeia linfonodal.

Abdome: alterações diversas em órgãos internos, avaliação da extensão de tumores e sua origem, ureter ectópico, planejamento cirúrgico.

Músculo-esquelético: avaliação dos mais diversos processos articulares como cotovelo, ombro, coxo-femoral. Alterações neoplásicas. Desvios angulares. Planejamento cirúrgico. 

IMPORTANTE!

Esse é um exame que utiliza radiação ionizante de alta potência e intensidade, e assim é proibida a permanência de pessoas não autorizadas durante a realização do procedimento.

Whatsapp
Tomografia computadorizada